Por: Beatriz Zanetti Stabenow e Gabriela Héléna Groener
A exportação é uma ferramenta estratégica importante para a sustentabilidade de muitos negócios. Existem diversos motivos que levam as empresas a se desenvolverem internacionalmente, tais como a saturação do mercado local, a perda de clientes, a capacidade de produção significativa, e a resposta às demandas estrangeiras. No entanto, exportar não deve ser uma escolha improvisada e precipitada. Por isso, é preciso elencar detalhadamente as vantagens da internacionalização, para posteriormente, realizar uma estratégia geral para cada tipo de empresa.
Por que exportar?
1- A exportação alavanca a marca e amplia a capacidade competitiva da empresa.
A exportação proporciona um aumento na base de clientes da empresa e fortalecimento da marca, além de atingir novos mercados. Empresas que atuam em mercados estrangeiros são mais competitivas do que empresas que operam apenas em seu mercado doméstico.
2- A exportação permite o acesso a mercados estrangeiros.
A empresa exportadora pode beneficiar do desenvolvimento econômico e financeiro de outro país estrangeiro, o que implica em um crescimento do volume de negócios e um aumento da rentabilidade econômica. Desse modo, ao estabelecer os seus produtos no mercado estrangeiro, a empresa não fica à mercê do mercado doméstico e de suas oscilações.
3- As empresas exportadoras tendem a ser caracterizadas por um maior volume de vendas.
As empresas que exportam apresentam grande capacidade de impulsionar seu crescimento, pois a maior parte dessas empresas têm um crescimento significativo comparado com as que não exportam. Empresas aumentam o tamanho de seu mercado com a abertura comercial, pois os consumidores obtêm uma maior escolha de variedades para cada bem e serviço; desse modo, as empresas geram mais lucros.
E quais são as maiores vantagens de exportar?
O processo de exportação apresenta diversos benefícios para a empresa exportadora:
A empresa terá acesso a um mercado diferente do doméstico, o que consequentemente, gera um novo ciclo de clientes. Dessa maneira, os produtos vendidos podem ser diversificados para que se adaptem ao novo mercado e atinjam o público alvo desejado. Assim, a empresa garante ampliação nas vendas e lucro interno. Além do mais, com novas estratégias de desenvolvimento que atendam às necessidades dos mercados estrangeiros, empresas ganham notoriedade e tornam seu nome conhecido.
A produtividade interna da empresa tende a aumentar assim que sua produção também aumenta. A inserção em um novo mercado, com características diferentes do doméstico, além de pedir a adaptação da mercadoria, pede elevada produção. Além disso, o marketing share da empresa, ou seja, a sua participação no mercado, cresce.
As empresas exportadoras podem gerar lucro suficiente para investir na melhoria de seus produtos existentes. Quanto mais o mercado de uma empresa se estende além de seu território, maior sua propensão para inovar. Isso ocorre em partes porque o espírito inovador é alimentado pela proximidade de diferentes culturas. Ao adquirir conhecimentos e aptidões diferentes, empresas ganham experiência à escala internacional. Ou seja, os exportadores que investem o suficiente para se sustentar e expandir suas exportações podem se beneficiar de novos produtos e inovações em sua produção.
E quais são as ajudas e financiamentos à exportação?
Empresas exportadoras também beneficiam de algumas isenções e facilidades operacionais.
O Governo Brasileiro, por exemplo, concede alguns incentivos para que o processo de exportação se torne mais atrativo. Impostos como os listados a seguir têm suas taxas isentas: IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
Esperamos que este conteúdo tenha contribuído com o seu entendimento sobre exportações e investimento em mercados estrangeiros.
Caso tenha interesse em saber como nossos serviços podem ajudar você a explorar oportunidades no exterior, entre em contato conosco ou acesse nosso Portfólio de Serviços.
Comments